WORKSHOP FOTOGRÁFICO COM MARCIO CABRAL

EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

BONITO & PANTANAL
20 a 27 de Agosto de 2016

ROTEIRO

Fotoexplorer-Marcio-Cabral-Workshop-Bonito-Pantanal-001


DIA 1 | BONITO/MS Recepção no Aeroporto Internacional de Campo Grande – Antonio João (MS) em horário a ser definido oportunamente. Transporte para a cidade de Bonito até à Pousada Chão de Pedra onde será feito o check-in. Após todos instalados, faremos um briefing sobre o workshop em relação ao que será feito na cidade de Bonito com tempo para esclarecer eventuais dúvidas sobre a viagem. Essa reunião servirá para todos os presentes no grupo se conhecerem melhor. O restante do dia será livre para compras e atividades individuais.


DIA 2 | ESTÂNCIA MIMOSA – PRAIA DA FIGUEIRA Acordaremos cedo para visitar a Estância Mimosa, a 25 km de Bonito, um complexo de cachoeiras com suas águas transparentes e potencial para um grande material fotográfico. Na Cachoeira do Salto produziremos imagens com múltiplas exposições com burst gerando um efeito interessante e muito utilizado em esportes radicais. Faremos também um passeio de barco até a Cachoeira do Sinhozinho, a mais bela cachoeira do complexo. No retorno, faremos um delicioso almoço rústico na sede da fazenda, onde é possível fotografar jacarés no lago e outros animais silvestres.

Seguiremos o tour fotográfico em direção à Praia da Figueira, um complexo turístico construído às margens do Rio Formoso com uma praia de areia branquinha em uma lagoa de 60.000 m² com águas cristalinas repleta de peixes e uma espetacular estrutura junto à natureza. Local perfeito para fotografar até o pôr do sol.

Fotoexplorer-Marcio-Cabral-Workshop-Bonito-Pantanal-002Imagem com múltiplas exposições na Cachoeira do Salto
Fotoexplorer-Marcio-Cabral-Workshop-Bonito-Pantanal-003Cachoeira do Sinhozinho, a mais bela cachoeira da Estância Mimosa
Fotoexplorer-Marcio-Cabral-Workshop-Bonito-Pantanal-004Praia da Figueira

DIA 3 | GRUTA DO LAGO AZUL – BALNEÁRIO MUNICIPAL De manhã após o café, conheceremos uma das cavernas mais belas do Brasil, a Gruta do Lago Azul. A gruta foi tombada em 1978 pelo Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) com objetivo de preservar os fósseis encontrados em seu lago e, por este motivo, não é possível utilizar tripé para captar sua beleza. Porém, parte do workshop é demonstrar como obter fotografias boas e de longa exposição sem o auxílio de um tripé.

Retornaremos para Bonito e a tarde iremos ao Balneário Municipal. É um local perfeito para curtir o final da tarde e fotografar diversos peixes no Rio Formoso. Suas águas são tão limpas que será possível fotografar os peixes de fora da água com polarizador.

Fotoexplorer-Marcio-Cabral-Workshop-Bonito-Pantanal-005Gruta do Lago Azul, uma das cavernas mais belas do Brasil
Fotoexplorer-Marcio-Cabral-Workshop-Bonito-Pantanal-006Gruta do Lago Azul foi tombada em 1978 pelo Iphan como patrimônio etnográfico, paisagístico e arqueológico
Fotoexplorer-Marcio-Cabral-Workshop-Bonito-Pantanal-007Balneário Municipal banhado pelas águas do Rio Formoso
Fotoexplorer-Marcio-Cabral-Workshop-Bonito-Pantanal-008Balneário Municipal: águas limpas repletas de peixes

DIA 4 | BOCA DA ONÇA Acordaremos bem cedo para visitar o paraíso ecológico Boca da Onça Ecotour, município de Bodoquena. O local é conhecido pelos seus atrativos naturais, sobretudo os seus riachos de águas translúcidas, repletos de incontáveis depósitos de delicadas e belas tufas calcárias, que formam cachoeiras e piscinas naturais. Ao todo, fotografaremos dezenas de cachoeiras com águas cristalinas e altamente fotogênicas.

Ao final do passeio, encontraremos o rio principal e chegaremos à base da Cachoeira Boca da Onça. Com seus mais de 160 metros, é considerada a maior cachoeira do MS e uma das maiores do Brasil. Almoçaremos no final do dia e curtiremos as excelentes dependências e a estrutura que o local oferece.

Fotoexplorer-Marcio-Cabral-Workshop-Bonito-Pantanal-009Cascata do Jabuti: uma das atrações do paraíso ecológico Boca da Onça
Fotoexplorer-Marcio-Cabral-Workshop-Bonito-Pantanal-010Cachoeira Boca da Onça: uma das maiores do Brasil
Fotoexplorer-Marcio-Cabral-Workshop-Bonito-Pantanal-011Cachoeira do Fantasma

DIA 5 | RIO DA PRATA – LAGOA MISTERIOSA – BURACO DAS ARARAS Saída de manhã cedo em direção ao Recanto Ecológico Rio da Prata, município de Jardim, onde se localiza o principal atrativo da região. Faremos uma flutuação no córrego Olho D’Água, uma das nascentes de águas cristalinas mais fantásticas do mundo, com centenas de peixes de diversas espécies. Será possível fotografar com câmeras fora da água em decks e durante o passeio de barco, quando o córrego se encontra com o Rio da Prata.

Após saborearmos um almoço típico da região e descansarmos nos rústicos redários da fazenda, fotografaremos uma das dolinas com água mais cristalina do Brasil, a Lagoa Misteriosa. Essa fantástica caverna inundada possui um lago com mais de 220 metros de profundidade. Sua água azul cristalina pode chegar a 60 metros de visibilidade, sendo um local ideal para fotografar com grande angulares.

Observação: o mergulho de snorkel ou cilindro na Lagoa Misteriosa é opcional e seu valor não está incluso no pacote. Quem não quiser conhecer ou participar da atividade poderá descansar na sede da fazenda e, por exemplo, fotografar as aves que foram reintroduzidas na natureza pelo IBAMA, vítimas do tráfico de animais. Para quem não possui equipamento à prova d’água, GoPro ou caixa estanque, pode alugar na fazenda câmeras compactas para fotografia subaquática.

No final da tarde iremos em direção à Fazenda Alegria, uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) de 100 hectares, onde está o local predileto para fotografia de aves na região, o Buraco das Araras, uma dolina de mais de 100 metros de altura em cujos buracos nas paredes estão os ninhos dessas aves. Percorreremos uma trilha de 900 metros antes de chegar ao primeiro deck de contemplação, onde é possível apreciar o voo das araras e de outras 135 espécies de aves catalogadas. Quem tiver teleobjetivas com grande alcance poderá ter a oportunidade de fazer fotografias fantásticas. Este é o local preferido na região por Sebastião Salgado e Art Wolfe. Caminharemos pela mata até o segundo deck, que permite outra visão da formação geológica. Retorno à pousada no começo da noite.

Fotoexplorer-Marcio-Cabral-Workshop-Bonito-Pantanal-012Córrego Olho D’Água encontra com o Rio da Prata: abundância de peixes de várias espécies
Fotoexplorer-Marcio-Cabral-Workshop-Bonito-Pantanal-013Lagoa Misteriosa: uma das mais profundas cavernas inundadas do Brasil, atingindo mais de 220 metros de profundidade
Fotoexplorer-Marcio-Cabral-Workshop-Bonito-Pantanal-014Lagoa Misteriosa: uma das dolinas (depressão circular em forma de funil que ocorre na superfície de terrenos calcários) com água mais cristalina do Brasil
Fotoexplorer-Marcio-Cabral-Workshop-Bonito-Pantanal-015Buraco das Araras: também uma dolina em cujas paredes as araras constroem ninhos

DIA 6 | CEITA CORÊ Partiremos de manhã em direção à Ceita Corê Ecoturismo, uma fazenda com muitas belezas naturais. Pegaremos um transporte que nos levará a uma sequência de cachoeiras do Rio Chapeninha, com pontos para banhos e mergulhos. A estrutura conta com mirantes propícios para fotografar essas cachoeiras utilizando técnicas de longa exposição.

No retorno, faremos um delicioso almoço na sede da fazenda. Após, fotografaremos um dos principais atrativos da Ceita Corê: uma nascente espetacular de águas subterrâneas que possui mais de 120 metros de profundidade e forma um belo lago, local ideal para registrar imagens impressionantes. Voltaremos para a pousada e despedida da cidade de Bonito durante a noite.

Fotoexplorer-Marcio-Cabral-Workshop-Bonito-Pantanal-016Fazenda Ceita Corê Ecoturismo: 11 cachoeiras com paradas para banho
Fotoexplorer-Marcio-Cabral-Workshop-Bonito-Pantanal-017Fazenda Ceita Corê Ecoturismo: nascente de águas cristalinas

DIA 7 | PANTANAL Café da manhã, check-out e saída em direção à Pequi Posada Pantaneira, no município de Aquidauana, em pleno Parque Nacional do Pantanal. O local onde está o parque é considerado um dos lugares mais belos e singulares do mundo, formado pela Bacia do Rio Paraguai, sendo uma área de extrema beleza cênica, pelo contraste entre a baixada pantaneira e algumas serras próximas à fronteira da Bolívia.

Teremos um day use no Pantanal. Nosso safári fotográfico, com direito a passeio de barco, terá como tema a natureza no Pantanal, única e exuberante, onde a fauna e a flora abundantes encantam a todos que o visitam. A diversidade da fauna torna qualquer incursão fotográfica na área em momentos inesquecíveis com o desfilar de araras, tuiuiús, jacarés, tucanos, tamanduás, capivaras e inúmeras outras espécies. Um verdadeiro paraíso para fotografia da vida selvagem. Fotografaremos o pôr do sol pantaneiro e retornamos à pousada para um delicioso jantar.

Fecharemos o workshop com chave de ouro! Voltaremos ao Pantanal, desta vez para fazer astrofotografias utilizando árvores em primeiro plano e a Via Láctea ao fundo. Produziremos fotografias utilizando paintlight com os melhores equipamentos disponíveis para isso, incluindo lanternas Scurion, acopladas a poles de 6 metros de altura que irão garantir fotos noturnas memoráveis.

Fotoexplorer-Marcio-Cabral-Workshop-Bonito-Pantanal-018Pantanal: um dos lugares mais belos e singulares do mundo

DIA 8 | PANTANAL Avaliação geral do workshop e, após um delicioso café da manhã, faremos check-out e transporte com destino ao aeroporto de Campo Grande (MS). Fim dos nossos serviços.

INFORMAÇÕES

SOBRE O WORKSHOP FOTOGRÁFICO
Prepara fotógrafos para que possam entrar em contato com a fotografia de natureza. Explica a produção de imagens digitais em ambiente de luz natural e com todas as adversidades. Aborda sobre tipos de câmeras, lentes e acessórios. É dirigido a fotógrafos amadores e amantes de fotografia de natureza, paisagens, noturnas e de viagens.

SOBRE O LOCAL
Recantos ecológicos formados por rios e nascentes de águas transparentes e cristalinas. Fauna e flora exuberantes. Cachoeiras, grutas e cavernas com características únicas. Ecoturismo responsável. Essas são algumas das 40 atrações do município de Bonito/MS e do Pantanal matogrossense.

SOBRE AS HOSPEDAGENS
A Pousada Chão de Pedra (dias 1 ao 6), um local muito tranquilo e confortável, está localizada ao pé do morro a 2300 metros do centro da cidade de Bonito, Mato Grosso do Sul, na zona urbana. Um de seus diferenciais é que o hóspede pode ter contato direto com a natureza, basta seguir e uma pequena trilha mata adentro ao lado da pousada. Imenso tapete verde de gramado, lindo pomar, apartamentos confortáveis, ótimo café da manhã, além de um excelente atendimento, fazem parte do perfil da Pousada Chão de Pedra.
A Pequi Posada Pantaneira (dias 7 e 8) é uma antiga e próspera propriedade familiar localizada às margens do rio Aquidauana, na cidade de mesmo nome, Mato Grosso do Sul. Na sede original da fazenda, onde moram seus proprietários, é também onde os turistas são confortavelmente hospedados, rodeados pelo clima calmo e tranquilo, que permeia a vida típica de uma fazenda no Pantanal, podendo inclusive, vivenciar todas as atividades próprias dos moradores e seus empregados. Acomodações confortáveis, ampla área de lazer, salão de refeições (pensão completa com café, almoço e jantar) e várias atividades de aventura e passeios.

REQUISITOS TÉCNICOS
Conhecimentos básicos de fotografia, velocidade, abertura e como operar sua câmera. Além disso, preparo físico moderado e boa resistência às temperaturas baixas.

DATA DE ENCONTRO E DESPEDIDA
O workshop de 8 dias está programado para agosto. Inicia-se logo após o pouso do avião no Aeroporto Internacional Antonio João, na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 20 de agosto de 2016, sábado. O grupo se despede no mesmo local no dia 27 de agosto de 2016, sábado. O local de encontro e despedida será divulgado oportunamente.

EQUIPAMENTOS RECOMENDADOS
Câmera fotográfica reflex ou mirrorless com lentes intercambiáveis, à prova d´água.
Lentes de de 17mm a 200mm.
Tripé.
Filtro polarizador e ND.
Cabo disparador.
Roupas de meia estação e botas de trekking.

INVESTIMENTO
R$ 2.985,00 (dois mil novecentos e oitenta e cinco reais) da parte terrestre e em apartamento duplo.
Adicional para quarto individual: R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais).
Passagens aéreas por conta do aluno: em torno de R$ 400,00 (quatrocentos reais) o trecho Brasília/DF – Campo Grande/MS.

FORMAS DE PAGAMENTO
5% de desconto para os 5 primeiros inscritos.
Valor da parte terrestre pode ser dividido em até 6x no cartão.

INCLUI (PARTE TERRESTRE)
8 dias + 7 noites, sendo 6 noites de hospedagem com café da manhã na Pousada Chão de Pedra (Bonito/MS) e 1 noite de hospedagem com pensão completa na Pequi Posada Pantaneira (Aquidauana/MS).
Todos os traslados privativos ao grupo.
Saídas privativas ao grupo para todas as locações mencionadas no roteiro.
Saídas privativas ao grupo para todas as locações mencionadas no roteiro.
Acompanhamento de guia local durante os traslados e saídas fotográficas.
Presença do fotógrafo Marcio Cabral conduzindo o grupo com objetivo de capturar as melhores imagens nos melhores locais e nos melhores horários.
Seguro viagem e contra acidentes nos passeios.

NÃO INCLUI
Passagens aéreas e taxas de embarque.
Equipamento de fotografia.
Bebidas e refeições não mencionadas no roteiro.
Passeios opcionais na Praia da Figueira (Dia 2) e Lagoa Misteriosa (Dia 5).

OBSERVAÇÕES
Os preços estão em Reais (R$) e correspondem a 1 (um) aluno.
Todas as saídas previstas não são garantidas e estão sujeitas às condições climáticas na região.
O roteiro pode sofrer alterações para se adaptar com objetivo de privilegiar a visita dos principais atrativos nos dias com melhor previsão climática.

PRÉ-RESERVA

O aluno pode se sentir tranquilo quanto às questões de transporte, alimentação e hospedagem, pois uma agência de turismo especializada é contratada para dar toda a assessoria durante o Workshop Fotográfico.

Para garantir sua vaga (mínimo de 8 e um máximo de 10 alunos), por gentileza entre em contato pelo formulário de contato deste site ou escreva para Marcio Cabral através do e-mail fotoexplorer@gmail.com.

error: Conteúdo protegido!