Fotógrafos mundialmente famosos já fizeram parte da bancada de jurados como Tom Putt, Peter Estway, Peter Lik e Jeff Mitchium.

O Epson International Pano Awards, o maior concurso de fotografia panorâmica do mundo, abre inscrições para 2015. A sexta edição é dedicada à arte da fotografia panorâmica e tem apoio das associações IAPP e IVRPA.

Este ano, o concurso oferece prêmios com valor de mais de 50 mil dólares, incluindo 18 mil dólares em dinheiro.

O concurso é dividido em 3 categorias distintas:

OPEN: É a categoria principal e com maior premiação.
AMATEUR: Dedicado a fotógrafos amadores e estudantes.
VR/360: Exclusivo para fotografia de realidade virtual em 360º.

Os 10 finalistas da categoria Open concorrem ao novo prêmio, o Jeff Mitchium de Fine Art Prize, que distribuirá 10 mil dólares em dinheiro para os 5 primeiros classificados.

As categorias OPEN e AMATEUR se dividem nas subcategorias:

Nature / Landscape: Para imagens de natureza, paisagens naturais e de vida selvagem.
Built Environment / Architecture: Para imagens de cidades e ambientes com elemento humano.

O corpo de jurados do Epson International Pano Awards é formado pelos maiores especialistas em fotografia panorâmica e fine art na atualidade. É selecionado pelo curador do concurso David Evans baseado em sua reputação e reconhecimento internacionais pelos diversos trabalhos publicados e premiados. Fotógrafos mundialmente famosos já fizeram parte da bancada de jurados da Categoria OPEN, como Tom Putt, Peter Eastway, Peter Lik e Jeff Mitchum.

Peter Lik, que foi jurado OPEN em 2013, é o fotografo mais bem sucedido da atualidade. Especializado em fotografia de landscape, suas 16 galerias de alto luxo espalhadas pelos EUA já faturaram mais de 500 milhões de dólares de impressões em fine art.

Em 2014, Lik quebrou todos os recordes conseguindo vender a fotografia mais cara da história por espantosos U$ 6,5 milhões! Trata-se da versão p&b de Phantom.

Fotoexplorer Marcio Cabral | NotíciaPhantom, de Peter Lik, a fotografia mais cara da história: U$ 6,5 milhões

Outro fotógrafo mundialmente famoso do júri OPEN deste ano é Jeff Mitchium, um dos maiores fotógrafos de paisagem dos Estados Unidos. É conhecido com “Ansel Adams da cor”. Já recebeu inúmeros prêmios em mais de 3 décadas de trabalhos publicados na National Geographic e em diversos museus de arte, incluindo Smithsonian Institute, Getty Museum e Museu da História Natural de San Diego.

Mitchium também possui 2 luxuosas galerias de fine art em Las Vegas. Sua obra prima Third Day venceu o concurso Memorial Maria Luisa, na categoria Natureza, em 2013. Recentemente, esta foto foi vendida em uma edição de colecionador por U$ 1,8 milhão, sendo uma das fotografias de paisagens mais caras já vendidas.

Fotoexplorer Marcio Cabral | Notícia“Third Day”, de Jeff Mitchium, uma das fotografias de paisagens mais caras já vendidas: U$ 1,8 milhões

Esse ano o júri será composto por 13 fotógrafos, sendo que os cinco que julgarão as imagens da categoria OPEN são: Marcio Cabral (Brasil), Jeff Mitchium (EUA), Joshua Holko (Austrália), Julie Fletcher (Austrália) e Arild Heitmann (Noruega).

Fotoexplorer Marcio Cabral | NotíciaJúri OPEN Awards Epson International Pano Awards 2015 (da esquerda para a direita): Marcio Cabral, Jeff Mitchium, Joshua Holko, Julie Fletcher e Arild Heitmann

Brasileiro no júri do Epson Panoawards 2015

O brasileiro Marcio Cabral fará parte do corpo de jurados da principal categoria, a OPEN Awards. Cabral é atualmente o maior especialista em fotografia panorâmica do Brasil, sendo o primeiro brasileiro a desenvolver panoramas subaquáticos.

Cabral foi o único brasileiro a conquistar medalha de ouro no Epson Panoawards e ser finalista na categoria OPEN. Na categoria VR/360, tornou-se o único fotógrafo no mundo a se classificar entre os top 10 finalistas, nos últimos 3 anos consecutivos, com medalhas de Ouro das imagens da Lagoa Misteriosa, Rio da Prata em Bonito/MS e Patagônia Argentina:

Fotoexplorer Marcio Cabral | Notícia“Lagoa Misteriosa” – Marcio Cabral – Gold Award – Pano Awards 2012 – Categoria VR/360
Fotoexplorer Marcio Cabral | Notícia“Rio da Prata em Bonito/MS” – Marcio Cabral – Gold Award – Pano Awards 2013 – Categoria VR/360
Fotoexplorer Marcio Cabral | Notícia“Patagônia Argentina” – Marcio Cabral – Gold Award – Pano Awards 2014 – Categoria VR/360

Em 2014, sua imagem Paepalanthus Galactic conquistou 3 importantes prêmios internacionais: medalha de ouro e 2º lugar na categoria OPEN do Epson Panoawards, 6º lugar no Loupe Awards e top finalista no Sony WPA.

Fotoexplorer Marcio Cabral | Notícia“Paepalanthus Galactic” – Marcio Cabral

Em 2014, também, Marcio Cabral classificou-se em 1º lugar nos concursos Clauss Panorama Contest e Seeing The Land. Além disso, conquistou menções honrosas no Memorial Maria Luisa e Oasis.

As inscrições do Epson Panoawards 2015 serão aceitas até 26 de julho de 2015.

Sobre Marcio Cabral

Marcio Cabral é, atualmente, o fotógrafo mais premiado do Brasil. Apenas nos últimos 2 anos, conquistou cinco títulos absolutos (Holanda, Espanha, Itália, Alemanha e Inglaterra), o recorde mundial com a maior imagem subaquática e vários títulos de categoria. Venceu também a categoria Outdoor Adventure no NBP Windland Smith Rice Awards, um dos principais concursos de fotografia de natureza nos Estados Unidos. Além do Royal Botanic Gardens em Kew, suas imagens premiadas participaram de exposições nos últimos anos em diversos museus e galerias na Alemanha, Espanha, Bélgica, Reino Unido, França Itália e EUA, e também em um dos maiores museus de História Natural do mundo, o Smithsonian National Museum of Natural History (Washington D.C., EUA).