A matéria fala sobre o Guinness Book of Records no qual essa imagem foi inscrita como a maior imagem subaquática já feita.

A jornalista Elena Sevillano, na versão online do jornal espanhol El País do dia 18 de junho de 2020, escreveu a matéria Aventuras de récord sobre fatos surpreendentes que têm a ver com viagens inscritos no Guinness Book of Records.

Lagoa Misteriosa (Jardim, MS, Brasil): a maior fotografia subaquática panorâmica inscrita no Guinness Book of Records | © Marcio Cabral

Uma foto produzida pelo fotógrafo de natureza Marcio Cabral da Lagoa Misteriosa ilustrou essa matéria. Essa imagem foi inscrita no Guinness Book of Records. A jornalista escreveu sobre esse fato cujo texto, em livre tradução, diz: “Grande angular subaquática – O fotógrafo de natureza brasileiro Marcio Cabral costuma se deslocar por terras (e águas) da América do Sul. Em 2016, ele viajou para a Lagoa Misteriosa, em Jardim, Mato Grosso do Sul (Brasil), e tirou uma imagem subaquática panorâmica que foi inscrita no Guinness Book of Records por ser a maior de suas características. Ela tem 495,7 megapixels, com os quais dobra seu recorde anterior. Hoje, está pendente de ser superado novamente com uma imagem da mesma área com 827 megapixels em análise.