O fotógrafo brasileiro foi o vencedor da Categoria Paisagens Naturais e do Prêmio Absoluto.

A Fundación Félix Rodríguez de la Fuente (FFRF), juntamente com a MADbird Fair 2016 (Feria Internacional de Observación de la Naturaleza) e a plataforma tecnológica Pixall prestaram este ano uma homenagem ao naturalista Félix Rodríguez de la Fuente criando um concurso internacional de Fotografia de Natureza com prêmios de mais de 10.000 euros em equipamentos e dinheiro. O evento coincide com o 36º aniversário da morte do famoso naturalista, que ocorreu em 14 de março de 1980 e visa reconhecer todos os esforços dos fotógrafos de natureza para transmitir aos cidadãos a importância da vida selvagem.

O I Memorial Félix Rodríguez De La Fuente – 2016 é um concurso de fotografia único na Espanha devido à sua importância e valor dos prêmios. Está dividido em categorias temáticas e conta com um jurado composto por fotógrafos de renome mundial como Markus Varesvuo, Andrés Miguel Domínguez, Mario Suarez Porras, entre outros, como Odile Rodríguez de la Fuente que criou a Fundação com o objetivo de salvaguardar o legado de seu pai para as futuras gerações.

A Espanha é um dos países que menos valoriza e apoia o trabalho vital desse tipo de fotógrafo, onde deveria haver muito mais iniciativas para incentivar e reconhecer o trabalho desses profissionais que se entregam com vocação para captar momentos únicos da natureza para compartilhar com uma sociedade cada vez mais selvagem longe dela.

Também José Pesquero Gomez, organizador do evento e diretor do Pixall (plataforma de tecnologia sob a qual será gerido o Memorial Félix), enfatiza que “este concurso é único em sua categoria porque representa a figura de Felix e conta com uma organização à sua altura“.

Outro jurado, Manuel Andrés-Moreno, apaixonado por natureza e diretor da feira ornitológica de Madri, a MADbird Fair, acha que “os fotógrafos de natureza não podem perder este evento de alto nível que será uma vitrine internacional realizado em conjunto à terceira edição da MADbird Fair“. Postou Manuel em sua página no Facebook: “Mi “hijo” se va a casa de Marcio Cabral…… fotógrafo brasileño…..merecedor del “FÉLIX”, estatuilla del Premio Memorial Félix Rodriguez de la Fuente, Concurso de Fotografía de Naturaleza.

Os organizadores acreditam que a fotografia da natureza é um dos melhores veículos para a divulgação da riqueza e da beleza dos tesouros naturais, bem como a conscientização e respeito à necessidade da sua proteção e conservação. Trabalhos de arte por cuja realização são necessários grandes esforços, mas ajudar de forma inequívoca a conscientização sobre a importância de restabelecer uma relação construtiva e sustentável com o meio ambiente.

Os prêmio se dividem em sete Categorias: Fauna Geral, Mundo das Aves, Pequenos Mundos (macro), Paisagens Naturais, Arte e Natureza, Histórias da Natureza e Categoria UMC.

Flyer da premiação e o troféu do I Memorial Félix Rodríguez De La Fuente – 2016

Marcio Cabral leva o prêmio máximo

O vencedor na Categoria Paisagens Naturais da edição 2016 é o fotógrafo brasileiro Marcio Cabral com a fotografia Paepalanthus Wild Flower.

A foto é uma panorâmica feita na Chapada dos Veadeiros (Goiás) em meados de abril. Cabral fotografa esta flor silvestre, chamada popularmente de chuveirinho, há mais de 15 anos e este tema já rendeu prêmios em diversos concursos nacionais e internacionais. Esta é também a planta que Cabral mais gosta de fotografar.

Além da categoria, a imagem recebeu também o prêmio Absoluto. Sendo assim, Marcio Cabral recebeu o Troféu El Gran Félix e mais 4.400 euros em prêmios, sendo 1800 euros em dinheiro e 2600 euros de equipamentos fotográficos oferecidos pela Nikon Espanha, que consiste em um kit (câmera D7200 e Objetiva AF-S Nikkor 200-500 F5.6 ED VR) para fotografia de vida selvagem.

Os vencedores de cada categoria receberam prêmios equivalentes a 2100 euros, sendo 500 euros em dinheiro e um kit (Camera XT1 e uma Fujinon XF18-135 F3.5-5.6 R LM OIS WR) oferecido pela Fujifilm do valor de 1600 euros.

Os vencedores por categoria:

Categoria: Fauna Geral | Fotógrafo: Jose Luis Rodriguez | Imagem: Mis Manos

Categoria: Mundo das Aves | Fotógrafo: Mario Cea Sánchez | Imagem: Common Tern

Categoria: Pequenos Mundos | Fotógrafo: Juan Carlos Muñoz Robredo | Imagem: Together at the Valley of the Butterflies

Categoria: Paisagens Naturais + Absoluto | Fotógrafo: Marcio Cabral | Imagem: Paepalanthus Wild Flower

Categoria: Arte e Natureza | Fotógrafo: Jose Luis Rodriguez Moran | Imagem: Peinando El Cadagua

Categoria: Histórias da Natureza | Fotógrafo: Felipe Foncueva Rodriguez | Imagem: Sombras En La Arena

Categoria: UMC | Fotógrafo: Samuel Martínez Llobet | Imagem: Tree Of Life

Como Marcio Cabral não pôde participar da cerimônia de premiação – porque já havia estado na Europa no mês anterior para receber duas premiações, o Memorial Maria Luisa (Espanha) e o Oasis Photo Contest (Itália) -, foi representado pelo também fotógrafo Felipe Foncueva Rodriguez, vencedor da categoria Histórias da Natureza do Memorial Félix. Marcio conheceu Felipe no Oasis Photo Contest no qual o espanhol foi o grande vencedor e o brasileiro vencedor da categoria Mundo Vegetal.

Cabral gravou um vídeo que foi traduzido para espanhol para ser apresentado na cerimônia de entrega de prêmios:

Aqui você pode ver o vídeo com todas as imagens finalistas e vencedoras:

Cabral vem representando muito bem o Brasil nos principais concursos de Fotografia de Natureza. Apenas em 2016, venceu quatro importantes concursos internacionais de fotografia e entrou para o Guinness World Records, recebeu também menções honrosas no CVCE, Panobook, Big Picture, Head On, EDC e FAPA Photo Awards.