O fotógrafo brasileiro também recebeu Menção Honrosa na categoria Paisagem; as duas imagens foram feitas na Chapada dos Veadeiros.

O Oasis Photo Contest é uma das principais competições de fotografia no mundo, de modo a ser conhecido como o Oscar da fotografia de natureza. Os fotógrafos vencedores recebem mais de 16 mil euros em premiações.

Em sua sexta edição, o concurso é organizado pela revista italiana de turismo de natureza Oasis. O júri deste ano foi formado por alguns dos maiores fotógrafos internacionais, como Paul Souders (Estados Unidos), Luis Sandoval (México), Guo Jing (China), Norbert Rosing (Alemanha), Joe Petersburger (Hungria), Sergio Pitamitz (França), Daniel Pellegrini (Itália), Moses Franchi (Itália) e Gianfranco Corino (Itália) .

Foram escolhidas as 100 melhores fotos de Natureza e Vida Selvagem. Além de serem impressas em grande formato para exposição ao longo do ano nas principais cidades italianas e europeias, as imagens também comporão o livro anual do concurso. Elas foram escolhidas entre mais de 25 mil fotos tiradas por fotógrafos em mais de 60 países.

Prêmio Swarovski Optik – Best International Oasis Photographer 2015 – Oasis Photo Contest | © Felipe Foncueva

O vencedor absoluto da competição, o Prêmio Swarovski Optik – Best International Oasis Photographer 2015, foi o espanhol Felipe Foncueva com a imagem subaquática tirada de baixo para cima de uma ave marinha quando ela acabou de mergulhar e pegar um peixe.

Também foram premiados os três primeiros colocados em cada uma das nove seções em competição: Paisagem, Mamíferos, Pássaros, Outros Animais, Mundo Vegetal, Amigos da Família, Subaquático, Pessoas e Povos e Storyboard.

As milhares de imagens que atingiram os estágios finais da competição foram apresentados no site da revista Oasis. O julgamento da comunidade no final de maio vai decidir o vencedor do prêmio Oasis Revista Web em 2015, de acordo com a pontuação obtida.

Duas imagens de Marcio Cabral no Oasis

O fotógrafo brasileiro Marcio Cabral venceu na categoria Mundo Vegetal e recebeu Menção Honrosa na categoria Paisagem. As duas imagens foram feitas no parque nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. A Menção Honrosa retrata um campo de Paepalanthus (conhecidos como chuveirinhos) no pôr do sol.

Menção Honrosa – Categoria Paisagem – Oasis Photo Contest | © Marcio Cabral

A imagem vencedora é uma panorâmica de um campo florido de capim favorito clicada à noite com a Via Láctea ao fundo (imagem acima em destaque). Marcio utilizou uma técnica de light painting exclusiva para iluminar o primeiro plano utilizando lanternas Scurion. Esta imagem também recebeu Menção Honrosa no XXVI Memorial Maria Luisa Photo Contest (MML), concurso no qual Cabral foi vencedor na Categoria Paisagem de Montanha com uma imagem panorâmica da Patagônia.

Imagem selecionada para o Panobook 2016 | © Marcio Cabral

Imagem selecionada para o Panobook 2016 | © Marcio Cabral

Imagem selecionada para o Panobook 2016 | © Marcio Cabral

Marcio Cabral tem obtido um ótimo desempenho este ano. Além de vencer as categorias Paisagem de Montanha no MML e Mundo Vegetal no Oasis – que estão entre os concursos mais concorridos de natureza da Europa -, conquistou também Menções Honrosas no prêmio Galen Rowel EDC, na Espanha. Cabral também venceu o concurso de fotografias de caverna GPME Photo Contest e conseguiu emplacar 3 imagens entre as 100 finalistas para edição do Panobook 2016, na França, o maior concurso de fotografia panorâmica da Europa. Além disso, obteve Menções Honrosas (2 em Paisagens e 1 em Subaquática) no concurso AF Natura – Fotografe Melhor e foi finalista na Categoria Landscape no Head on Awards, o maior festival de fotografia da Austrália.