A imagem premiada é de uma anta nadando embaixo da água no córrego do Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim/MS.

Foi publicado o resultado do prestigioso NPOTY (Nature Photographer of The Year), um dos principais concursos de fotografia de natureza do mundo realizado anualmente na Holanda.

Tapir Diver é runner-up na Categoria Mamíferos do NPOTY 2019 | © Marcio Cabral

Neste ano, o concurso recebeu mais de 14 mil fotografias inscritas por fotógrafos de 173 países.

O Vencedor Absoluto desta edição foi o húngaro Csaba Daróczi. Ele fotografou um casal de coelhos utilizando técnicas de contra luz e alta velocidade.

O nível da competição foi altíssimo na qual participaram alguns dos principais fotógrafos de natureza do mundo. Está entre os finalistas o húngaro Bence Máté (vencedor do Word Press Photo neste ano) que foi highly commented na Categoria Arte da Natureza. O norueguês Audun Rikardsen (Vencedor Absoluto do Big Picture e de categoria no Wildlife Photographer of the Year), outro destaque, o foi vice-campeão (runner up) na Categoria Pássaros.

O fotógrafo Marcio Cabral foi o único brasileiro premiado no concurso. Ele já fora Vencedor Absoluto e de categoria do NPOTY 2016. Neste ano, foi vice-campeão (runner-up) na Categoria Mamíferos com uma imagem de uma anta (Tapirus terrestris) nadando embaixo da água. A imagem foi feita no córrego Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim/MS.

Esta imagem também foi um dos destaques no festival Nature Namur, na Bélgica, e na competição internacional de fotografia de vida selvagem Golden Turtle, Rússia.