O ano começou com ótimas notícias para o fotógrafo brasileiro que também entrou para o Guinness em janeiro.

Mal começou 2016 e Marcio Cabral já acumula 3 ótimas notícias. Além de entrar para o Guinness (maior imagem subaquática do mundo, feita em Bonito/MS) e vencer na categoria C1 – Paisagem de Montanha do Memorial María Luisa Photo Contest, o fotógrafo especialista em fotografia de natureza estreia seu site: www.fotoexplorer.com.

“Sierra de Oro”, de Marcio Cabral (Brasil): vencedor da C1 – Paisagem de Montanha do Memorial María Luisa Photo Contest 2016

Cabral sempre foi muito ativo em se tratando de internet. Seus trabalhos estão expostos em comunidades fotográficas como o PBase e o 360Cities, além das redes sociais como o Facebook.

Cabral resolveu investir em site próprio para colocar o melhor de sua produção fotográfica até o momento. O site foi feito com recursos responsivos e pode ser acessado por smartphones, tablets, notebooks e desktops.

Marcio Cabral vence na categoria C1 – Paisagem de Montanha

Acaba de ser publicado o resultado da 26ª edição do Memorial María Luisa Photo Contest, um dos mais tradicionais e concorridos concursos internacionais de fotografia de Montanha, Natureza e Aventura do mundo.

O júri, depois de avaliar as 16.000 fotografias que foram submetidas ao concurso por 1.772 fotógrafos inscritos de 79 países, fez uma reavaliação das fotografias que provaram ser tecnicamente e visualmente impressionantes, resultando em um conjunto de imagens realmente memoráveis.

O fotógrafo brasiliense Marcio Cabral é o grande vencedor na categoria C1 – Paisagem de Montanha, a categoria mais concorrida da competição.

A foto vencedora foi produzida no Parque Nacional Los Glaciares, Patagônia Argentina. Intitulada Sierra de Oro, é uma panorâmica noturna com mais de 200 graus que registra a Laguna de Los Tres, o Monte Fitz Roy e as montanhas ao seu redor iluminadas pelo nascer da lua, tornando a montanha completamente dourada. A Via Láctea interliga a lua ao cume do Monte Fitz Roy.

Cabral planejou o dia a execução desta panorâmica meses antes, utilizando aplicativos de astronomia para prever o melhor dia e com as perfeitas condições para este alinhamento.

Esta lagoa se localiza a mais de 14 km do centro da cidade de El Chaltén, na província de Santa Cruz, Argentina. São 7 horas de caminhada em desnível de 700 metros até o local. Para fazer esta imagem, Cabral enfrentou temperaturas de -18ºC e ventos de 80 km/h, tornando ainda mais difícil a produção desta fotografia panorâmica.

A versão 360º desta panorâmica (veja aqui no 360Cities) também já conquistou Medalha de Prata no Epson International Pano Awards 2014.

Os vencedores por categoria são: Paisagem de Montanha, Marcio Cabral (Brasil); Alpinismo, Markus Berger (Áustria); Escalada, Paul Bride (Canadá); Aventura e Esportes Radicais, Rainer Eder (Suíça); Homem em Montanha-Natureza, Celine Jentzsch (França); Mundo Animal, Cristóbal Serrano (Espanha); Mundo Vegetal, Francisco Mingorance (Espanha); Mundo Submerso, Christian Vizl (México); Biodiversidade, Marco Gaiotti (Itália); Paisagens na Natureza, Luis Manuel Vilariño (Espanha); Criativa-Abstrata, Dag Rottreng (Noruega) e Mundo dos Pequenos / Macro, Cristóbal Serrano (Espanha).

Esse ano o tema criado foi O Branco e o vencedor foi Alejandro Prieto (México). Na categoria Novato, o vencedor foi Lasse Kurkela (Finlândia). O Prêmio Extraordinário Interação Humana no Meio Natural ficou com Samuel Bittón (Suíça).

O vencedor absoluto deste ano foi Markus Berger (Áustria), o mesmo que venceu na Alpinismo, com uma imagem impressionante e tenebrosa de um alpinista escalando o Mont Blanc em escarpas de gelo.

“Blanc light ici climbing”, de Markus Berger (Áustria): vencedor absoluto do Memorial María Luisa Photo Contest

O concurso passa por melhorias a cada ano e agora conta com exposições itinerantes compostas por 250 fotografias de grande formato e alguns mapas de parede. A exposição já ultrapassou mais de cem locações na Europa.

Todo ano o concurso faz a edição de um vídeo com os vencedores de cada categoria, além das menções honrosas. O tema do vídeo deste ano simula a visão de um satélite que localiza no Planeta Terra a localidade onde cada uma das imagens vencedoras foi produzida.

Já está em produção o livro comemorativo desta edição com as fotografias mais memoráveis do concurso. A publicação pode ser encomendada aqui.

A cerimônia de entrega dos prêmios acontece no dia 07 de maio de 2016 (sábado), às 19h00, no Eurostar Hotel de la Reconquista, na cidade de Oviedo, província de Asturias, Espanha.