O ano começou com ótimas notícias para o fotógrafo brasileiro que também entrou para o Guinness em janeiro.

Site no ar!

Mal começou 2016 e Marcio Cabral já acumula 3 ótimas notícias. Além de entrar para o Guinness (maior imagem subaquática do mundo, feita em Bonito/MS) e vencer na categoria C1 – Paisagem de Montanha do Memorial María Luisa Photo Contest, o fotógrafo especialista em fotografia de natureza estreia seu site: www.fotoexplorer.com.

Cabral sempre foi muito ativo em se tratando de internet. Seus trabalhos estão expostos em comunidades fotográficas como o PBase e o 360Cities, além das redes sociais como o Facebook.

Cabral resolveu investir em site próprio para colocar o melhor de sua produção fotográfica até o momento. O site foi feito com recursos responsivos e pode ser acessado por smartphones, tablets, notebooks e desktops.

Marcio Cabral vence na categoria C1 – Paisagem de Montanha

Acaba de ser publicado o resultado da 26ª edição do Memorial María Luisa Photo Contest, um dos mais tradicionais e concorridos concursos internacionais de fotografia de Montanha, Natureza e Aventura do mundo.

O júri, depois de avaliar as 16.000 fotografias que foram submetidas ao concurso por 1.772 fotógrafos inscritos de 79 países, fez uma reavaliação das fotografias que provaram ser tecnicamente e visualmente impressionantes, resultando em um conjunto de imagens realmente memoráveis.

O fotógrafo brasiliense Marcio Cabral é o grande vencedor na categoria C1 – Paisagem de Montanha, a categoria mais concorrida da competição.

Fotoexplorer-Marcio-Cabral-ARG-e-CHI-Patagonia-009“Sierra de Oro”, de Marcio Cabral (Brasil): vencedor da C1 – Paisagem de Montanha do Memorial María Luisa Photo Contest 2016

A foto vencedora foi produzida no Parque Nacional Los Glaciares, Patagônia Argentina. Intitulada Sierra de Oro, é uma panorâmica noturna com mais de 200 graus que registra a Laguna de Los Tres, o Monte Fitz Roy e as montanhas ao seu redor iluminadas pelo nascer da lua, tornando a montanha completamente dourada. A Via Láctea interliga a lua ao cume do Monte Fitz Roy.

Cabral planejou o dia a execução desta panorâmica meses antes, utilizando aplicativos de astronomia para prever o melhor dia e com as perfeitas condições para este alinhamento.

Esta lagoa se localiza a mais de 14 km do centro da cidade de El Chaltén, na província de Santa Cruz, Argentina. São 7 horas de caminhada em desnível de 700 metros até o local. Para fazer esta imagem, Cabral enfrentou temperaturas de -18ºC e ventos de 80 km/h, tornando ainda mais difícil a produção desta fotografia panorâmica.

A versão 360º desta panorâmica (mantenha o mouse clicado sobre a imagem acima e movimente para qualquer lado) também já conquistou Medalha de Prata no Epson International Pano Awards 2014.

Os vencedores por categoria são: Paisagem de Montanha, Marcio Cabral (Brasil); Alpinismo, Markus Berger (Áustria); Escalada, Paul Bride (Canadá); Aventura e Esportes Radicais, Rainer Eder (Suíça); Homem em Montanha-Natureza, Celine Jentzsch (França); Mundo Animal, Cristóbal Serrano (Espanha); Mundo Vegetal, Francisco Mingorance (Espanha); Mundo Submerso, Christian Vizl (México); Biodiversidade, Marco Gaiotti (Itália); Paisagens na Natureza, Luis Manuel Vilariño (Espanha); Criativa-Abstrata, Dag Rottreng (Noruega) e Mundo dos Pequenos / Macro, Cristóbal Serrano (Espanha).

Esse ano o tema criado foi O Branco e o vencedor foi Alejandro Prieto (México). Na categoria Novato, o vencedor foi Lasse Kurkela (Finlândia). O Prêmio Extraordinário Interação Humana no Meio Natural ficou com Samuel Bittón (Suíça).

O vencedor absoluto deste ano foi Markus Berger (Áustria), o mesmo que venceu na Alpinismo, com uma imagem impressionante e tenebrosa de um alpinista escalando o Mont Blanc em escarpas de gelo.

Fotoexplorer-Marcio-Cabral-noticia-160304“Blanc light ici climbing”, de Markus Berger (Áustria): vencedor absoluto do Memorial María Luisa Photo Contest

O concurso passa por melhorias a cada ano e agora conta com exposições itinerantes compostas por 250 fotografias de grande formato e alguns mapas de parede. A exposição já ultrapassou mais de cem locações na Europa.

Todo ano o concurso faz a edição de um vídeo com os vencedores de cada categoria, além das menções honrosas. O tema do vídeo deste ano simula a visão de um satélite que localiza no Planeta Terra a localidade onde cada uma das imagens vencedoras foi produzida.

Já está em produção o livro comemorativo desta edição com as fotografias mais memoráveis do concurso. A publicação pode ser encomendada aqui.

A cerimônia de entrega dos prêmios acontece no dia 07 de maio de 2016 (sábado), às 19h00, no Eurostar Hotel de la Reconquista, na cidade de Oviedo, província de Asturias, Espanha.

Sobre Marcio Cabral

Marcio Cabral é, atualmente, o fotógrafo mais premiado do Brasil. Apenas nos últimos 2 anos, conquistou cinco títulos absolutos (Holanda, Espanha, Itália, Alemanha e Inglaterra), o recorde mundial com a maior imagem subaquática e vários títulos de categoria. Venceu também a categoria Outdoor Adventure no NBP Windland Smith Rice Awards, um dos principais concursos de fotografia de natureza nos Estados Unidos. Além do Royal Botanic Gardens em Kew, suas imagens premiadas participaram de exposições nos últimos anos em diversos museus e galerias na Alemanha, Espanha, Bélgica, Reino Unido, França Itália e EUA, e também em um dos maiores museus de História Natural do mundo, o Smithsonian National Museum of Natural History (Washington D.C., EUA).