O fotógrafo teve sua imagem premiada da Chapada dos Veadeiros nas páginas do Our Planet Book.

A Bantam Press é uma marca da Transworld Publishers, divisão da Penguin Randon House, com base em Londres, Reino Unido. No final de 2019, lançou o Our Planet Book, considerado o principal livro de fotografia de natureza do ano passado. Sua tiragem foi de 400 mil cópias.

Paepalanthus Galactic: a premiada imagem de Marcio Cabral no Our Planet Book

Este impressionante livro fotográfico da inovadora série de documentários originais da Netflix, dos diretores que trouxeram o original Planet Earth e Blue Planet, que nos leva a uma jornada pelos diferentes reinos biológicos do mundo para apresentar visuais impressionantes dos animais mais intrigantes da natureza em ação, e mudança ambiental em uma escala que deve ser vista para se acreditar.

Capa do livro Our Planet Book, da Bantam Press

Apresentando algumas das criaturas mais raras do mundo e partes inéditas da Terra – de oceanos profundos a florestas remotas e calotas polares – Our Planet leva os amantes da natureza profundamente à ciência do nosso mundo natural.

Revelando as vistas mais surpreendentes da Terra produzidas pelos melhores fotógrafos do mundo de maneiras sem precedentes, ao lado de histórias sobre como os seres humanos estão afetando os ecossistemas do mundo – desde as migrações de gnus na África às colônias de pinguins da Antártica – este livro se coloca na vanguarda de uma conversa global enquanto trabalhamos juntos para proteger e preservar nosso planeta.

O Cerrado não ficou de fora, ilustrado pela imagem de Márcio Cabral feita na Parque Nacional Chapada dos Veadeiros. O livro cita desde a ocupação histórica do cerrado com a criação de Brasília até sua biodiversidade sendo a maior entre as savanas do mundo. O Cerrado é economicamente responsável por cerca de 70% do agronegócio do Brasil e tem sido dizimado nos últimos cinquenta anos.

Rosamund Kidman-Cox foi a editora de fotografia responsável por selecionar as imagens do Our Planet Book, incluindo a foto dos Paepalanthus (ou chuveirinhos ou sempre-vivas) ao nascer do sol, feita na Chapada dos Veadeiros. Essa imagem foi premiada no prestigioso concurso Montphoto em 2017, na Espanha. Rosamund foi editora da Wildlife Magazine (posteriormente BBC Wildlife Magazine) por 24 anos e é a principal juíza do Wildlife Photographer of the Year desde 1981.

O Grupo Planeta, responsável pela distribuição do livro na Espanha, promoveu durante o lançamento do Our Planet Book uma exposição com 45 imagens do livro no tamanho 70x100cm, das quais a imagem de Márcio Cabral. A exposição foi realizada na cidade portuária de La Coruña, na região da Galiza, em outubro, e depois percorreu duas outras cidades espanholas. “Fico feliz ter contribuído representando o Cerrado e o Brasil no principal livro de fotografia do ano. As imagens do livro assim como no seriado da Netflix são fantásticas“, agradece o fotógrafo brasileiro.

O livro pode ser adquirido pela Amazon.

Grupo Planeta promoveu uma exposição durante o lançamento do Our Planet Book na cidade espanhola de La Coruña
Imagem das Paepalanthus na Chapada dos Veadeiros participa da exposição do lançamento do Our Planet Book