Originalidade, criatividade, composição e, principalmente, impacto, são os critérios de avaliação do concurso.

O MIFA (Moscow International Foto Awards), maior competição fotográfica da Rússia, acaba de divulgar os vencedores de edição de 2016. O MIFA presta homenagem e concede prêmios às mais notáveis realizações nas diversas áreas da fotografia. Essas imagens serão apresentados na cerimônia anual realizada em uma das melhores galerias em Moscou, a FotoLoft. As fotografias vencedoras também serão impressas em um catalogo anual.

Grey Matter(s) | © Tom Jacobi

O painel com 24 jurados é composto por representantes da indústria da fotografia profissional, editores de fotografia, galeristas, diretores de arte e curadores internacionais.

As imagens são avaliadas com base nos seguintes critérios: originalidade, criatividade, composição e impacto, que é o quesito mais levado em consideração. A identidade dos fotógrafos participantes é escondida do júri para garantir a equidade e integridade da competição.

Este ano, foi o alemão Tom Jacobi quem ganhou o prêmio máximo Photographer of the Year Award com o ensaio Grey Matter(s).

Analisis | © Dayana Montesano

A italiana Dayana Montesano ficou com o prêmio New Talent of the Year Award com o ensaio Analisis.

O prêmio Moving Images of the Year Award foi para o inglês Geoff Tompkinson com o impressionante time-lapse Chicago – Toccata & Fugue.

Cerrado Galactic | © Marcio Cabral

O brasileiro Marcio Cabral foi o grande vencedor da categoria Nature: Panoramic com a trilogia Cerrado Galactic.

Esta série de Marcio utilizou técnicas de lightpaint junto à astrofotografia e fotografia panorâmica, capturando o arco da Via Láctea e as flores selvagens no primeiro plano. Essa técnica desenvolvida pelo fotógrafo já o agraciou com diversos prêmios internacionais, com mais de cinco premiações apenas em 2016.

Em maio de 2016, Cabral foi vencedor absoluto do I Memorial Félix Rodríguez, obteve menção honrosa no PX3 Prix de la Photographie, menções honrosas (Landscape, Night Photography e Travel) no FAPA e finalista do CVCE Photo.

Sobre o MIFA

O MIFA (Moscow International Foto Awards) tem a missão de reconhecer, premiar e expor fotógrafos talentosos de todo o mundo e apresentá-los para a comunidade artística daquele país. Fotógrafos profissionais, amadores e estudantes de todos os cantos do planeta são encorajados a inscreverem seus trabalhos, criando assim uma ambiciosa e abrangente competição no mundo da fotografia.