Esse é o maior encontro internacional de fotógrafos de natureza que acontece na Espanha cujo respeito ao meio ambiente é fundamental para avaliação das imagens do concurso.

MontPhoto é uma entidade com sede em Lloret de Mar – um município da Espanha na província de Girona – que, desde 1997, avalia, promove e divulga a arte da fotografia da natureza e, desta maneira, contribui para a defesa do meio ambiente, do conservacionismo e do ambientalismo.

A fotografia Night Star de Bence Máté recebe o Prêmio de Honra MontPhoto 2015

A MontPhoto promove competições fotográficas e divulga as obras envolvidas e seus autores, produz exposições itinerantes, edições de livros, catálogos impressos e/ou online. Além disso, a presença em conferências e festivais são alguns dos elementos fundamentais associados às competições, como também a criação de um ponto de encontro em que os eventos, palestras, apresentações de livros, audiovisuais, como é o MontPhoto Fest.

A MontPhoto Fest é o maior encontro internacional de fotógrafos de natureza que acontece em sua cidade sede durante o mês de outubro. O respeito ao meio ambiente é fundamental para avaliação das imagens do concurso. Para este fim, o concurso é baseado em códigos éticos de comportamento das atividades na montanha no turismo, esportes e basicamente na prática da fotografia de natureza. O MontPhoto visa imagens que transmitem respeito, conservação e originalidade da paisagem, dos seres vivos em seu habitat natural e seus valores culturais.

A edição 2015 da MontPhoto Fest aconteceu do dia 2 ao dia 4 de outubro em Lloret de Mar. A cerimônia de gala de entrega dos prêmios ocorreu no sábado, 3 de outubro. O Prêmio de Honra MontPhoto ficou com Bence Máté da Hungria (que também levou o 1º lugar na Categoria Mamíferos). Foram divulgados também os vencedores das 11 categorias do concurso. Houve mais de 6600 obras inscritas por fotógrafos de mais de 50 países este ano.

Bence Máté produziu uma fotografia noturna incrivelmente original de um javali bebendo água com a via láctea ao fundo. Ele utilizou um controle remoto e flashes para capturar o javali a partir de um tanque de peixes.

Marcio Cabral vence a Categoria Mundo Subaquático

O fotógrafo Marcio Cabral foi o único brasileiro finalista no concurso e emplacou 4 imagens entre as melhores.

Na Categoria Paisagem, Marcio Cabral conquistou o 4º lugar com a fotografia Anochecer Eléctrico, feita durante uma tempestade elétrica no Salar de Uyuni, Potosi, Bolívia.

Anochecer Eléctrico, Marcio Cabral, 4º lugar na Categoria Paisagem do MontPhoto 2015

Na Categoria Arte na Natureza, também se classificou em 4º lugar com a imagem Navajo Sunset, uma formação natural que lembra o por do sol em um deserto, feita no Antelope Canyon, Arizona, EUA.

Navajo Sunset, Marcio Cabral, 4º lugar na Categoria Arte na Natureza do MontPhoto 2015

Na Categoria Mundo Vegetal, classificou-se em 3º lugar com a imagem Paepalanthus Galactic, feita na Chapada dos Veadeiros.

Paepalanthus Galactic, Marcio Cabral, 3º lugar na Categoria Mundo Vegetal do MontPhoto 2015

Marcio Cabral finalizou sua participação com chave de ouro vencendo a Categoria Mundo Subaquático com uma imagem Diving in a Blue Dream produzida na Lagoa Misteriosa, na cidade de Jardim/MS.

Diving in a Blue Dream, Marcio Cabral, 1º lugar na Categoria Mundo Subaquático do MontPhoto 2015

Esta fotografia é uma panorâmica subaquática e faz parte do primeiro tour subaquático produzido em ambiente cavernícola do mundo. As imagens panorâmicas da Lagoa Misteriosa feitas por Márcio Cabral já receberam medalha de ouro e prata no Epson Panoawards e medalha de bronze no Loupe Awards. Essa imagem vencedora já estampou a capa do Bing, um dos sites mais acessados da internet.

Livro

Todas as imagens finalistas farão parte de uma exposição itinerante e serão publicadas no livro Inspirats per la Natura 2015, uma publicação de excelente edição e qualidade gráfica impecável.